domingo, 31 de janeiro de 2010

PROJETO DE TRABALHO - UMA NOVA EXPERIÊNCIA

Este trabalho pedagógico foi desenvolvido no ano de 2008, pela equipe de profissionais da EMEI Guilherme de Almeida, uma escola de educação infantil, com aproximadamente 200 alunos, com a idade de 3 a 6 anos, por opção do grupo de professores que com muitos anos nessa Unidade Educacional, que procuravam uma nova forma de tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso para as crianças e para eles, uma reformulação capaz de estimular mais o interesse das crianças, despertar mais sua iniciativa, permitir maior socialização entre elas, enfim, trouxesse um novo significado para as vivências e experiências profissionais de toda equipe. Assim, a equipe gestora (diretora educacional e orientadora pedagógica) recém chegadas na escola, propõem ao grupo o Projeto de Trabalho, uma vez que já vinham de outra Unidade Escolar, onde juntas já haviam experienciado esta forma de trabalho que, ao longo dos anos, se concretizou efetivamente em um trabalho pedagógico capaz de fundamentar um trabalho de equipe, ou seja, envolver todos os integrantes da comunidade escolar (escola/família) e re-significando os momentos de formação e integração dos educadores, reuniões de pais, Conselho de Escola, as festas comemorativas, os passeios, as exposições, recursos didáticos, espaços físicos, enfim, todo trabalho pensado, avaliado e modificado por todos envolvidos com a criança.
Após a reflexão de alguns textos sobre o assunto, ainda timidamente, passamos as nossas intenções educativas, fixando nossos objetivos - “Ampliar o conhecimento das crianças sobre a biodiversidade existente em nosso planeta” (PP/2008, p.42); conscientização da importancia da preservação do meio ambiente...(PP/2008, p.45); envolver a família e a comunidade no processo educativo. (PP/2008, p.52). Nesta perspectiva firmamos nosso projeto de trabalho em eixos norteadores, didaticamente, divididos em dois semestres, com os temas: No céu, na terra e no mar...animais em todo lugar! (1º semestre) e No céu, na terra e no mar...educar para preservar!(2º semestre)
Para a cumprimento do papel de mediador de todo processo educativo os instrumentos metodológicos: planejamento, registro, reflexão, avaliação e replanejamento, foi fundamental para a organização do trabalho – o que os alunos sabem? o que estão aprendendo? o que aprenderam?, uma vez que “o Projeto de Trabalho pressupõe uma participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, envolvendo o levantamento do que as crianças já conhecem sobre o tema, o que desejam saber e o registro de todo caminho percorrido na busca de respostas” (PP/2008, p.50)
Passamos a ação – cada turma escolheu um animal para representa-la e saber mais sobre ele. Como nascem? Onde moram? O que comem? Quais são da mesma família? - são algumas das questões que permearam todo dialógo pedagógica ocorrido durante todo o processo de desenvolvimento do projeto. A palavra de ordem é pesquisar - “ Alunos - Professora, por que você não fala se é ou não é? Profª – Quando não sabemos algo, a melhor resposta é procurarmos nos livros, porque assim temos certeza....criam o hábito de pesquisar”. (Profª C./Caderno de Registro)
Assim, foram realizadas pesquisas na biblioteca da escola, biblioteca da sala, em bibliotecas particulares dos alunos e professores, pesquisas em revistas, videos e internet, os educadores visitaram a Bienal do Livro/2008 para aquisição e ampliação do acervo da biblioteca com livros sobre o tema e a participação da família (pais, mães, padrinhos, irmãos...) foi fundamental. Também foi realizado um passeio ao Bosque dos Jequitibás onde fotografamos muitos animais e fizemos descobertas - “...na ponta do rabo do leão tem uma unha...é para ele usar durante a briga” (Aluno AGIII A) Nosso espaço físico se constituiu em grande laboratório – nele encontramos sapos, plantamos nossa horta/jardinagem e descobrimos borboletas de várias cores, enfim, as crianças tornaram o espaço externo num grande campo de pesquisa – “por que apareceu sapo aqui na escola? Aqui não tem rio?”.Nossos recursos didáticos – brinquedos, massinhas..., ganharam vida nas maquetes, foram fonte de inspiração para nossas esculturas de animais. O trabalho desenvolvido pelas professoras no CHP se configuraram num grande subsidio para o trabalho: pesquisando sobre as cobras, borboletas, realizando peças de teatro sobre o tema desenvolvido. As festas comemorativas e as reuniões de pais também ganharam um novo formato, passaram a ser momentos para o enriquecimento dos temas trabalhados, o que mobilizava cada dia mais o envolvimento de toda comunidade. Assim, a Semana da Família se retratou num grande momento, onde ocorreram diferentes atividades com a participação efetiva de pais, irmãos, avós e vizinhos, enfim todos que de uma forma ou outra participaram do processo – Exposição “Educar para preservar”, plantio da horta e jardim, oficina de camisetas e cartazes para a “Caminhada Ecológica”, culminando com a “Caminhada Ecológica” pelas ruas próximas a escola, onde pais, alunos, professores, funcionários e equipe gestora, deram uma aula de cidadania para todos, chamando todos para a questão da preservação do meio ambiente – os sacos de lixos chegaram cheios de garrafas plásticas e sacolas, papeis e muitas outras coisas deixadas pelas pessoas na rua do bairro, para serem colocados em seus devidos lugares. O alerta estampado na camisetas de todos e nos cartazes chamavam a população para a conscientização urgentemente necessária.- educar para preservar. Com um grande “Café Coletivo” e a apresentação do Coral dos Alunos da EMEI Guilherme de Almeida, que apresentaram músicas sobre o tema, deixamos nossa mensagem de preservação para todos os presentes -” A sacola de plástico suja a terra.(Aluna P.F/AGII B) (...)Com a sacola que pintamos, vamos salvar a natureza...(Aluna J./AGII A)
Nossa avaliação fica registrada no Livro de Visitas da Exposição, aberto para todos os visitantes durante toda semana de programação. Nas muitas mensagens escritas, deixamos uma delas que sintetiza a proposta de projeto de trabalho.
“O trabalho que está sendo feito é graças a união e colaboração de todos vocês. Tudo ficou lindo, criativo e pedagógico. Acho também que , esse trabalho ajuda o desenvolvimento pedagógico dos alunos e dos pais, que precisam ter consciencia para melhorar cada vez mais a educação”(Família da I.B/Livro de Visita da Exposição, p.20)
Na avaliação do projeto pedagógico ficam nos pareceres de alguns pais e confirmação de que o trabalho com projetos aqui proposto levou toda a equipe a experiênciar e vivenciar o desafio de “formar indivíduos com uma visão mais global da realidade, vincular a aprendizagem a situações e problemas reais, trabalhar a partir da pluralidade e da diversidade, preparar para aprender toda a vida...”( Hernandez, 1998, p.49)
Sem dúvida o projeto sobre “a natureza” deixou a Deborah bastante consciente e entusiasmada sobre o que a cerca e isso foi o que mais me chamou a atenção. (...) Achei maravilhoso, o meu filho comentava e se interessava muito pela natureza e animais e me contava muitas curiosidades que mesmo eu não sabia. (…) (...) ...em 2008...eles evoluiram no aprendizado, evoluiram muito como crianças...(...)(...) O aprendizado, as brincadeiras, as idéias criativas, a união entre professores, coordenador e diretor, o incentivo de cuidar das plantas, preservação da natureza e o cuidar dos animais, enfim, tanto meu filho quanto eu gostamos demais de tudo e com certeza ficará muita saudade em todos.(...)...gostei de todos os projetos, sendo notável o conhecimento do meu filho em todos os projetos. Meu filho está empenhado em preservar a natureza e a cuidar dos animais. Estou extremamente feliz com a escola e com seus projetos que também é nosso. (Pais de Alunos) (AVP-2º semestre/2008, p.53-55)

(mrmos)


BIBLIOGRAFIA: Almeida, EMEI Guilherme de. 2008. Plano Escolar/Projeto Pedagógico.SME/PMC

Almeida, EMEI Guilherme de. 2008. Avaliação do Projeto Pedagógico 1º e 2º semestre.SME/PMC

Hernandez, Fernando.1998. Transgressao e Mudanca na Educacao. Porto Alegre:ArtMed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É MUITO IMPORTANTE...DEIXE SUA MENSAGEM!